segunda-feira, 14 de abril de 2014

Alerta para a violência contra a mulher





A violência contra a mulher em Pernambuco foi tema de pronunciamento do deputado Zé Maurício (PP) na tarde de ontem. O parlamentar usou a tribuna da Casa Joaquim Nabuco para ressaltar que o problema ocupa espaço quase que diário nas capas dos jornais locais. “Segundo dados da Secretaria de Defesa Social, só nos dois primeiros meses de 2014, 44 mulheres foram assassinadas no Estado”, afirmou. 

O deputado lembrou que ontem Amarila Batista, 65 anos, foi morta a tiros de espingarda pelo companheiro enquanto dormia. Em seguida, o agressor tirou a própria vida. O crime ocorreu no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. “No dia 8 de abril, outro crime polêmico. A desempregada Viviane Gomes da Silva foi esbofeteada em um ônibus da linha Alto José Bonifácio, no Recife, por um policial militar por não ter R$ 2,25 para pagar a passagem. O caso gerou repercussão e teve 4 mil compartilhamentos em menos de 24 horas nas redes sociais”, comentou o progressista. 

O parlamentar também destacou o discurso da presidente da República, Dilma Roussef (PT), ressaltando que o País conta com o maior volume de políticas públicas em favor da mulher da história. Ele citou o programa federal Mulher: Viver Sem Violência, que propõe estratégias para melhoria e rapidez no atendimento às vítimas da violência de gênero. De acordo com ele, a iniciativa aprofunda a luta desenvolvida nos últimos anos, depois da Lei Maria da Penha, de 2006. 

Zé Maurício também destacou o trabalho do ex-governador Eduardo Campos (PSB). 

“Em março, Campos assinou ato criando a Câmara Técnica do Pacto pela Vida para o Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher”, registrou. Segundo o deputado, em cinco anos de ações do Pacto Pela Vida, Pernambuco reduziu em 40% os crimes contra a mulher. 

Na opinião dele, ainda há muito a ser feito: “Toda a sociedade pode contribuir denunciando casos de violência e respeitando as mulheres”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de Visitantes

Blog do Deputado José Maurício Ferreira