terça-feira, 25 de junho de 2013

Nordestino assume direção geral da OMC


O nordestino Roberto Azevêdo assumiu, ontem, o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). A promoção foi elogiada pelo deputado Zé Maurício (PP). “A notícia é motivo de orgulho. Roberto é um gênio que destacou os valores regionais mundo a fora”, declarou.

O diplomata brasileiro foi eleito ao propor a modernização da OMC. O Conselho Geral – principal órgão deliberativo da OMC – fez a escolha. “As articulações passaram por discussões difíceis. O principal desafio é equilibrar a competição pelos mercados e obter avanços no que é conhecido como a supremacia econômica, observou o parlamentar”.

A eleição, segundo Zé Maurício, não significa um bastião a serviço do Brasil, em particular, lá em Genebra, “e sim a afirmação de um bloco de interesses que inclui o grupo Brasil, Rússia, Índia e China (Brics)”. A OMC, criada na década de 90 com o intuito de descentralizar e solucionar impasses comerciais, precisa de modernização e agilidade.

“A entidade tem papel relevante no comércio agrícola mundial, setor em que ocorre a polêmica prática protecionista. No entanto, o novo diretor-geral deixou claro que essa é uma questão de debate multilateral, que exige paciência e disposição para negociar”.
 
Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 15/05/2013.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de Visitantes

Blog do Deputado José Maurício Ferreira