sexta-feira, 4 de maio de 2012

Voto de Aplausos aos taquígrafos



A passagem do Dia Nacional do Taquígrafo, celebrado ontem, recebeu destaque no pronunciamento de Zé Maurício (PP). Ao longo do Pequeno Expediente, o parlamentar falou da relevância desse profissional, inclusive para a rotina das Casas Legislativas. “São esses servidores que têm a importante missão de codificar as palavras proferidas pelos integrantes dos Parlamentos”, comentou. 

Um Voto de Aplausos em homenagem à categoria foi requerido pelo deputado. 

Trazida ao Brasil em 1823, a técnica passou a integrar, oficialmente, o rol de profissões disponíveis no País, a partir da Assembleia Constituinte instituída naquele ano. A introdução do método no Poder Legislativo se deveu ao incentivo do parlamentar, escritor e pensador José Bonifácio de Andrada e Silva. “A taquigrafia significa escrever na velocidade do pensamento e, dessa forma, ajuda a perpetuar nossos discursos com letras e símbolos”, observou Zé Maurício. 

A técnica também é importante para pessoas surdas. Por meio do dispositivo closed caption, instalado na maior parte dos aparelhos de televisão, são disponibilizadas legendas simultâneas ao áudio da programação televisiva. 

“Mesmo com todas as tecnologias, esses profissionais desempenham papel fundamental. A atividade deles garante, acima de tudo, a transparência do regime democrático”, frisou, elogiando a atuação da Gerência de Taquigrafia da Alepe. 
Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 04/05/2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de Visitantes

Blog do Deputado José Maurício Ferreira