sexta-feira, 15 de junho de 2012

Proerd reduz consumo de entorpecentes entre jovens

As conquistas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) receberam destaque no pronunciamento do deputado Zé Maurício (PP), ontem pela manhã. Coordenado por policiais militares voluntários, a medida busca afastar os jovens do primeiro contato com entorpecentes, a partir de atividades realizadas em escolas públicas e privadas. Diante da importância da temática, o integrante do PP propôs Voto de Aplausos ao trabalho dos instrutores. 

Criado em 1992, no Rio de Janeiro, o plano utiliza métodos pedagógicos para conscientizar estudantes sobre a necessidade de combater as drogas e a violência. Familiares e a comunidade também participam das discussões sobre o tema. Os encontros ocorrem semanalmente e o público-alvo são meninos e meninas dos 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

Em 2010, a proposta passou a ser aplicada também na Educação Infantil, com o objetivo de ensinar às crianças procedimentos a serem adotados em situações de emergência. Em Pernambuco, desde 2000, o Proerd contempla 178 cidades. Segundo Zé Maurício, a expectativa é que, até o fim do ano, sejam formados 50 mil estudantes. “Somente no município de João Alfredo (Agreste), os policiais orientaram cerca de três mil jovens, em seis anos de atividades”, contabilizou, elogiando a atuação do sargento José Justino da Silva Filho e da soldada Rivaneide Ferreira Lins. 

Para o deputado, o “êxito” do programa resulta, principalmente, dos esforços do governador do Estado, Eduardo Campos; e do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. As ações do Proerd estão inseridas no Programa Pacto pela Vida. 

“O estímulo dado a esse tipo de trabalho contribui diretamente para a redução dos índices de violência. É fundamental investir na conscientização dos menores”, considerou Zé Maurício. 



Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 22/12/2011.
http://www.alepe.pe.gov.br/paginas/vernoticia.php?dep=4458&paginapai=3596&doc=4A64F7AC530299970325796D008031FC

http://www.granjahoje.com/2013/03/04/em-parceria-com-prefeituras-ronda-do-quarteirao-implanta-proerd-2013-em-granja-camocim-e-barroquinha/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de Visitantes

Blog do Deputado José Maurício Ferreira