sexta-feira, 19 de abril de 2013

Parlamento destaca Dia da Consciência Espírita


Clique na imagem para vê-la em seu tamanho original












Há quatro anos, o Dia Estadual da Consciência Espírita é lembrado no Parlamento Estadual. A data, comemorada ontem durante Grande Expediente Especial, é uma homenagem ao lançamento do Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857. A obra de Allan Kardec é tida como o marco da doutrina. A solenidade foi sugerida pelo deputado Sérgio Leite (PT).

O deputado Zé Maurício (PP), que presidiu o encontro, ressaltou que a religião teve início no Brasil com a fundação da Federação Espírita Brasileira (FEB), em 1884. “É muito importante o trabalho assistencial desenvolvido pelos espíritas em Pernambuco”, frisou.

Sérgio Leite, autor do projeto de lei que regulamentou o Dia Estadual da Consciência Espírita, lembrou que a doutrina defende o ecumenismo e o diálogo entre religiões. “Atualmente, o Brasil é o maior País espírita do mundo, e Pernambuco se destaca com inúmeras instituições que promovem ações sociais junto à população mais carente”, observou. O petista também citou importantes personalidades ligadas à doutrina, no Brasil, como o médico Bezerra de Menezes e o médium Francisco Cândido Xavier.

A presidente da Federação Espírita Pernambucana, Ednar Santos, enumerou os fundamentos do espiritismo. “A religião prega a imortalidade da alma, a comunicabilidade com os espíritos, a existência de Deus e o exemplo de humildade e amor de Jesus”, resumiu, registrando a alegria pela celebração da data. Para o presidente da Comissão Estadual de Espiritismo, Heleno Vidal, o Livro dos Espíritos evidencia a moral vivenciada e pregada por Jesus. O servidor da Casa Joaquim Nabuco e representante da filosofia kardecista, Washington Luíz Pereira, agradeceu a homenagem.

O espírita Francisco Menezes fez um resgate histórico da religião. “A doutrina veio para somar e pregar a importância de nos responsabilizarmos por nossos pensamentos e atitudes”, pontuou. O evento foi encerrado com apresentações musicais. As atrações foram um coral infantil e Ricardo Andrade, assessor de Sérgio Leite, que cantou a canção Dezoito de abril.

Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 19/04/2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de Visitantes

Blog do Deputado José Maurício Ferreira