quinta-feira, 5 de abril de 2012

Limoeiro completa 119 anos de emancipação política

    FOTO( Monumento Cristo Redentor de Limoeiro)
O município de Limoeiro, situado no Agreste do Estado, recebeu homenagens da Casa Joaquim Nabuco, ontem pela manhã. Na próxima sexta-feira (6), a cidade completará 119 anos de emancipação política. Por esta razão, a história e as conquistas do lugar foram enaltecidas, no pronunciamento do deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), ao longo do Grande Expediente. 

Conhecido como a Princesa do Capibaribe, o território compreendia apenas uma aldeia indígena em 1730. Anos mais tarde, a construção de um templo católico motivaria a povoação do local. Em 1779, a área seria elevada à categoria de freguesia e, em 1786, por meio de uma Carta Régia, receberia o título de distrito. O crescimento da região seria responsável pela autonomia do município em 1893. 

Como salientou Cavalcanti, a cidade foi berço e destino de nomes de peso do Estado. Dentre os personagens, o petebista lembrou o primeiro prefeito de Limoeiro, o coronel Antônio José Pestana; o intelectual Sebastião de Vasconcelos Galvão; o desembargador João Batista Guerra Barreto; o coronel Francisco Heráclio do Rego, mais conhecido como Chico Heráclio, e outros. 

“Todos eles se dedicaram à nossa boa terra”, ressaltou. 

Sobre o desempenho econômico da localidade, o parlamentar anunciou que o município receberá três grandes empreendimentos. “A primeira indústria da cidade, a fábrica de sorvetes Milet, será inaugurada em junho. Também está em processo de instalação uma unidade da Terra e Água Comfort, especializada na produção de calçados, e outra empresa da área de moda”, frisou, destacando ainda a inclusão do São João de Limoeiro no calendário cultural de Pernambuco. 

O deputado Zé Maurício (PP) observou, em aparte, a importância da cidade para a região. “É um dos municípios que mais tem crescido, provocando o desenvolvimento das localidades vizinhas, como é o caso de João Alfredo”, comentou. Para o deputado Maviael Cavalcanti (DEM), o discurso do petebista é uma justa homenagem. “Como eu, muitos pernambucanos do Interior estudaram na Escola Padre Nicolau Pimentel. Limoeiro contribuiu muito para a Educação do Estado”, acrescentou. 
Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 05/04/2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de Visitantes

Blog do Deputado José Maurício Ferreira