quinta-feira, 29 de março de 2012

Globo Nordeste e Dom Saburido recebem Medalha Frei Caneca

 Presidente do Parlamento, deputado Guilherme Uchoa (esq.), deputado Zé Maurício (dir.) e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido(centro)
A Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca, Classe Ouro, foi criada, em 2008, para celebrar a Data Magna de Pernambuco e homenagear personalidades ou instituições com atuação relevante em defesa dos princípios democráticos e da igualdade de direitos. Na edição deste ano, as Medalhas foram entregues, em reunião solene, à Rede Globo Nordeste, pelos quarenta anos de atuação, e ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Os deputados Antônio Moraes (PSDB) e Zé Maurício (PP) foram, respectivamente, os autores das indicações. Para o presidente da Casa Joaquim Nabuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), a comenda “demonstra o reconhecimento pelo trabalho dos homenageados em prol do desenvolvimento do Estado e do bem-estar da população”. 

A Globo Nordeste, que integra a Rede Globo de Televisão, também recebeu uma placa comemorativa do deputado Tony Gel (DEM) pelas quatro décadas de serviços prestados. Antônio Moraes discursou sobre a emissora. “É desnecessário falar da importância da TV Globo para o Brasil, a quarta maior rede de televisão do mundo. É com alegria que vejo a Casa outorgar essa Medalha”, pontuou. O tucano também elogiou as afiliadas no Interior de Pernambuco como a TV Asa Branca, em Caruaru; a TV Golfinho, em Fernando de Noronha e a TV Grande Rio, em Petrolina. 

Diretor da instituição, Celso Coli agradeceu. “A Casa tem sido generosa. Em 40 anos, muita coisa foi mostrada. Estivemos juntos em enchentes e vibramos com o Hexa do Náutico”, exemplificou. 

Pernambucano do Cabo de Santo Agostinho, Dom Saburido foi nomeado para comandar a Arquidiocese em julho de 2009. Desde então, engajou-se na defesa pelos direitos dos excluídos. A homenagem da Alepe, de acordo com Uchoa, é conferida pela postura de diálogo que o sacerdote vem adotando, “que conquista a simpatia dos católicos e o respeito das demais religiões”. Zé Maurício, no pronunciamento, ressaltou: “A láurea que é conferida ajuda a realçar a figura culta, generosa e carismática do nosso arcebispo, que se notabiliza por atuação ministerial vigorosa e exemplar”, avaliou. 

O bispo destacou que a homenagem é para a arquidiocese. “Humildemente a recebemos, como incentivo para continuarmos no caminho voltado para as vítimas da injustiça e da desigualdade social”. A solenidade foi acompanhada pelo quarteto de cordas da Orquestra Movimento Pró-Criança. 

Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 29/03/2012.


http://www.alepe.pe.gov.br/paginas/vernoticia.php?dep=4458&paginapai=3596&doc=3937033DC6C9C9C8832579D000012860


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de Visitantes

Blog do Deputado José Maurício Ferreira