quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Edital para viabilizar Promob ganha espaço no Plenário

A assinatura do edital de licitação para executar o Programa Estadual de Mobilidade (Promob), pelo governador Eduardo Campos (PSB) e pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral, no último dia 10, também repercutiu na reunião plenária de ontem. As obras, de acordo com Zé Maurício (PP), além de atender às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a Copa do Mundo de 2014 contempla a demanda popular. "O governador vem demonstrando, nos últimos anos, a preocupação em oferecer transporte público de qualidade", observou. 



O pacote de obras prevê a construção do Terminal Integrado Cosme e Damião, que será erguido em São Lourenço da Mata; a implantação de 52 quilômetros de corredores exclusivos de Transporte Rápido de Ônibus (TRO), nos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste, e o Ramal Cidade da Copa. "As estações serão climatizadas e terão plataformas de embarque e desembarque que facilitarão a acessibilidade", elogiou. Os investimentos são de R$ 476 milhões, entre recursos dos Governos Federal e Estadual. 



A implantação de corredores de transporte público na Avenida Norte Miguel Arraes e na BR-101; a aquisição de uma central de monitoramento da frota dos mais de 2,9 mil ônibus que circulam na RMR, além de outras medidas como a construção de viadutos cortando a Avenida Agamenon Magalhaes também foram citadas por Zé Maurício. 

Em pronunciamento, o deputado Daniel Coelho (PV) ressaltou as medidas do Estado, entretanto cobrou empenho da Prefeitura do Recife, lembrando que a Via Mangue foi anunciada em 2004, "mas, até hoje, não passa de imagens virtuais nas propagandas e programas eleitorais". "Com exceção do túnel, no bairro do Pina, nada foi viabilizado", frisou, acrescentando que deseja a concretização das maquetes apresentadas por Eduardo Campos. 

Em apartes, os deputados Aluísio Lessa e Vinicius Labanca, ambos do PSB; Sílvio Costa Filho (PTB) e Cleiton Collins (PSC) também destacaram as obras. "Elas têm importância estratégica não só para Copa, mas para o cotidiano", comentou Lessa. Labanca frisou a necessidade de a população ter paciência com o trânsito, "que deve piorar ao longo das obras". "É a primeira vez que a mobilidade urbana é colocada na pauta de discussão da Alepe", comemorou Costa Filho. Collins defendeu investimentos no metrô

Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 17/08/2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de Visitantes

Blog do Deputado José Maurício Ferreira